faq

Inglês intermediário;
Idade mínima 18 anos;
Experiência mínima de 6 meses na área que deseja atuar;
Disponibilidade para trabalhar a bordo por 6 a 9 meses;

Todas as companhias possuem o inglês como idioma oficial, visto que um navio de cruzeiro pode ter mais de 30 nacionalidades diferentes trabalhando a bordo. Imaginou ter que conversar em tagalo com um filipino ou hindu com um indiano? Algumas companhias possuem preferência por mais de um de idioma dependendo da posição, sendo os mais solicitados: (Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês ou Mandarim).

Não. A Portside Agência trabalha com recrutamento e seleção e dando todo o suporte ao tripulante para embarcar, a contratação é feita pelas Companhias Marítimas ou Hotéis.

Depende da contratante, em geral de 6 a 9 meses a bordo.

Os exames médicos variam de companhia para companhia, o mesmo é realizado dias antes do embarque, em laboratórios credenciados pela contratante.

O código STCW (Standards of Trainning Certification and Watch Keeping Convention) – No Brasil conhecido, como convenção internacional, sobre normas de treinamento, expedição de certificados e serviços de quarto – (Elaborado em 1978 pela IMO). Entrou em vigor no Brasil em 20/06/1984, e recebeu emendas em 1991,1994 e 1995, sendo essa última que entrou em vigor em 1997, no capitulo VI (Instruções Básicas de Segurança), tornou obrigatório que todas as pessoas que prestam serviços embarcadas em um navio façam treinamentos básicos de segurança e familiarização com o mesmo.
Hoje 90% das empresas contratantes, são obrigatórios pelo menos o CFPN – (Curso de Familiarização e Proteção de Navio) e CBSN – (Curso Básico de Segurança de Navio). O mesmo deve ser feito apenas em empresas devidamente homologadas. https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/offshore/passageiros.pdf Consulte nos antes de realizar o mesmo no e-mail documentacao@portsideagencia.com.br

A Contratante paga o salário em dólar, indiferente do país que vai trabalhar, podendo o mesmo escolher entre ser depositado em conta, recebendo

Para empresas americanas é obrigatório o visto C1d, será dado todo o suporte com a carta e contrato de trabalho para emissão do mesmo.
Empresas não americanas, na maioria das vezes não é necessário, caso precise iremos informar.

Depende da necessidade da Contratante, quando confirmada a data de embarque e navio, o candidato poderá entrar no site da empresa e ver a rota que estará trabalhando.

Em alguns casos sim. Quando a companhia contata a agencia e passa informações sobre sua data de embarque, Navio, passagem e contrato, você pode encontrar no próprio site da contratante, a rota que seu navio fará. Já informações sobre quanto tempo o navio vai ficar atracado em cada cidade são fornecidas em murais espalhados na área de tripulantes durante o cruzeiro, quando embarcado.

Crew
São os departamentos de: restaurante, bar, housekeeping, cozinha, etc. Estes são os departamentos que mais possuem números de contratados, são posições que não exercem cargos de supervisão e chefe de departamento.

Staff
São os departamentos de: entretenimento, SPA, foto, cassino, shopping, e isso não significa que trabalham menos, mas o nível de exigência para essas vagas são altos e demandam exigências, como dois ou mais idiomas, nível superior (algumas posições) e mais experiência. Em geral, possuem cabines e refeitório diferenciado, uma pessoa para arrumar a cabine deles e podem frequentar as áreas dos passageiros em determinadas situações.

Officer (Deck, Engine and personal)
Oficial é todo tripulante que comanda os sinais vitais do navio, como comandante, segundo comandante, engenheiros, pessoal da ponte de comando, administração, segurança, etc. Usam roupas brancas e como listras verticais nos que podem sofrer grau de importância que possuem no navio. Os funcionários ganham salário fixo, dormem em cabines privativas. As empresas freqüentemente contratam ex-oficiais da marinha e pessoas com cursos e muita experiência na função.

Sim, você pode. Para isso basta se destacar em sua função e ser bem avaliado por seus superiores. Geralmente as promoções acontecem depois do primeiro contrato. Existem casos de tripulantes que chegaram a cargos gerenciais em apenas 3 contratos. As companhias gostam de pessoas que se façam carreira, pois com isso eles minimizam custos de treinamento e contratação de novos tripulantes.

Pode, mas isso raramente acontece para tripulantes de primeiro contrato. Para mudar de departamento, você precisa esperar abrir vaga no departamento de seu interesse, estar no seu segundo contrato e ter boas avaliações. Uma entrevista e training será realizado com você a bordo, se aprovado sua mudança ocorrerá no seu próximo contrato.

Quase que todos os dias o navio para em um destino diferente, você poderá sair, mas não poderá conhecer tudo na velocidade que gostaria. Isso vai depender da sua escala de trabalho no dia que o navio estiver atracado. Como o navio costuma repetir o mesmo porto por determinado tempo, você conhecerá um pouco de cada vez.

A companhia é responsável por sua acomodação, alimentação, uniforme, e assistência médica, sem gerar custos finais ao tripulante, assim como responsável pelo seu repatriamento. Despesas pessoais (alimentação em terra, produtos de higiene pessoal, compras, ligações, internet etc) são a cargo do tripulante.

Pode. As companhias possuem este serviço a bordo para os tripulantes, mas é cobrado, pois os telefones e internet do navio funcionam via satélite e seu custo é elevado, sendo recomendado o uso somente em casos excepcionais. Caso queira se comunicar com alguém em terra, aconselhamos a usar uma lan house quando o navio estiver atracado, ou até mesmo comprar um chip local. Alguns portos disponibilizam WiFi gratuito.

Os 7 dias da semana são dias de trabalho em um navio. Os navios trabalham com time-off. Days-off são dadas em raras ocasiões, como em casos de atestados médicos, ou quando ofertado uma meta de vendas que sendo alcançada, além da comissão tem um day- off.

Sim. No ato da contratação a companhia é automaticamente obrigada a prestar toda a assistência médica ao tripulante a bordo, sem custos. Caso seja necessário um tratamento fora, a companhia irá desembarcar o tripulante no próximo porto e dará toda a assistência nas despesas médico-hospitalares. Em tratamentos mais demorados a companhia envia o tripulante ao país de origem para que o tratamento seja realizado através da seguradora, arcando com todas as despesas de deslocamento e tratamento, assim como auxilio de salário mensal em quanto durar o tratamento.

No dia do seu embarque você é comunicado sobre o dia que seu contrato vai terminar. Quando seu contrato termina, muitas vezes estará disponível a sua data de retorno, caso não esteja é só comunicar a Portside que verificamos com a contratante.

Apenas brasileiros ou estrangeiros que possua o passaporte brasileiro (dupla cidadania), essas exigências são feitas pela empresa que prestamos serviços, caso seja de outra nacionalidade pode consultar agências em seu País de origem.

Sim, na pré seleção com a Portside e Contratante são realizadas via Skype, porém a documentação e embarque deverá ser feita no Brasil.

Não. Após o término tem que voltar ao seu país de origem, a companhia é responsável pelo seu repatriamento e não autoriza a sua permanência em outro país.

Em média são 3 meses, dependendo da necessidade do contratante, porém algumas contratantes informam que após a aprovação final, terá até 12 meses para embarcar o candidato.

Aconselhamos nossos candidatos a somente se desvincular do atual trabalho, após receber a data de embarque e estar apto pelo departamento médico, não tem problema fazer o processo em paralelo.

O curso é livre e qualquer pessoa que cumpra os requisitos para o mesmo poderá fazer, aconselhamos aguardar as instruções da Portside para que possa realiza o mesmo. Precisando de auxilio sobre o curso envie no e-mail: documentacao@portsideagencia.com.br

O processo seletivo envolve várias fases, entrevistas, documentos e exames médicos. Para que ocorra o embarque são necessários estar aprovado em todas.

Infelizmente, não podemos entrevistar todos que se inscreverem, chamamos de acordo com a demanda e perfil solicitado pela contratante. Esteja ciente de que, devido à quantidade de inscrições que recebemos, não podemos oferecer feedback a todos os candidatos. Importante manter seu cadastro atualizado e ficar atento as oportunidades que divulgamos em nossas redes sociais e blog.

Em nosso sistema, você consegue acessar suas informações e atualizar seu perfil, cadastro incompletos não serão chamamos para entrevista. Se tiver algum problema para editar, poderá encaminhar seu currículo atualizado para: entrevista@portsideagencia.com.br

Sim, porém para ex-tripulantes devem apresentar a última avaliação de bordo.

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